segunda-feira, 30 de maio de 2011

Rua Vidal Ramos, um case urbanístico

Rua Vidal Ramos, um case urbanístico

Charmosa via central de Florianópolis deve ficar pronta em poucas semanas, com detalhes que causam admiração

Divulgação
Empenho de empresários, prefeitura, Acif e Sebrae viabilizou revitalização
30/05/2011

A revitalização da rua Vidal Ramos, que ganhou características muito charmosas, está quase no final. Falta o mobiliário, custeado pelos comerciantes, assim como toldos e outros detalhes das fachadas, que também serão bancados pela iniciativa privada. O mobiliário, depois de instalado, vai impedir que os folgados estacionem seus carros sobre as calçadas. Outra questão importante envolvendo a Vidal Ramos: a tendência, em médio prazo, é que a rua se transforme numa via cultural, com intervenção artística (pintura) na parede de um prédio. A graciosa rua, do jeito que vai ficar nos próximos 30 dias, é um case de marketing urbanístico que já desperta admiração de visitantes. Uma arquiteta canadense, de passagem por Florianópolis, comparou a Vidal com ruas de Paris. Acif, prefeitura e Sebrae se juntaram no projeto, que tem a coordenação, pela Acif, da incansável empresária Rose Macedo Coelho.

Descolados

O charme da rua Vidal Ramos não é de hoje. Desde muito, iniciativas particulares sempre atraíram estudantes, artistas, gente jovem e descolados em geral para a área. Entre as décadas de 1970 e 1980 abrigou na esquina com a Trajano o lendário bar Degrau. E foi também a primeira rua da cidade a receber restaurantes 'naturebas', como Sol da Terra e Döll.

Mais melhorias

Outras ruas do entorno da Vidal Ramos serão beneficiadas com a implantação de melhorias urbanísticas, inclusive a Escadaria do Rosário, onde o restaurante Fratelanza Italiana faz a diferença há muito tempo, servindo bons pratos e proporcionando belos momentos culturais. Parte da rua Deodoro também será revitalizada, a exemplo do que aconteceu no trecho da Trajano entre a Vidal e a Tenente Silveira.

(Carlos Damião, Notícias do Dia – 28 e 29/05/2011)

(Republicação no Site Floripa Amanhã – 30/05/2011)

Um comentário:

  1. Obrigado por fazer parte do "Fantástico Mundo da Isa". É um privilégio. Bj. pra ti.

    ResponderExcluir